logo

Blog Wert

O Perfil Da Mulher Empreendedora

A Mulher Empreendedora. Empresárias são agentes de desenvolvimento e têm ampliado o impacto positivo sobre a economia.

Empreender é transformar, gerar movimento. Quem abre uma empresa cria produtos, estabelece novos relacionamentos com fornecedores e colaboradores, gera emprego e renda e se esforça para atender à demanda de clientes cada vez mais atentos e exigentes. Nesse cenário de constante desenvolvimento, a liderança feminina tem ganhado cada vez mais força no mercado.

As mulheres empreendedoras têm aumentado sua representatividade e inovado nas formas de trabalho. Com elas, surgem também novos desafios e oportunidades para serem exploradas nos negócios. Na mesma medida em que as empreendedoras contribuem para o desenvolvimento do país, elas também investem na educação de suas famílias e, assim, possibilitam o crescimento de mais pessoas. O empreendedorismo feminino tem toda essa força. E é também expressivo em termos numéricos.

De acordo com o levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, que no Brasil é realizado em parceria com o Sebrae, mais de metade dos novos negócios abertos em 2016 foi fundada por mulheres. Elas são mais escolarizadas do que os homens empreendedores e atuam, principalmente, no setor de serviços. “A taxa de empreendimentos iniciados no país, desde 2007, oscila entre 47% e 54% para homens e mulheres. Em 2016, a taxa foi de 48,5% para homens e 51,5 % para mulheres”, afirma a especialista em empreendedorismo Hilka Machado, professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Sinal de que o número de homens e mulheres interessados em empreender é proporcional há anos.

Esse é um caminho de desafios. Mesmo com todo o potencial econômico e empreendedor, as mulheres ainda precisam superar algumas barreiras. As empresas abertas por elas tendem a ter a vida mais curta. As mulheres empreendedoras e empresárias têm menos redes de contato e nem sempre participam de negócios maiores ou inovadores.

Vejamos no quadro abaixo mais informações sobre quem são, que idade têm e onde vivem as empresárias que estão mudando o mercado profissional brasileiro. Vamos saber tudo sobre as mulheres que assumiram o desafio de fundar e dirigir empresas:

Os números que representam a mulher empreendedora no Brasil
Perfil das mulheres empreendedoras

Quer mais?

Números comparativos entre homens e mulheres no empreendedorismo
Comparativo entre Homens e Mulheres empreendedoras

E se você ainda tem alguma dúvida sobre a sua importância nos negócios…

Quanto representa a mulher empreendedora no quadro nacional e internacional
O impacto feminino nos números do mercado de negócios mundial

Falando sobre ser empreendedora, mulher, no Brasil, Cris Arcangeli – empresária brasileira conhecida por ter organizado os primeiros eventos de moda do Brasil e por suas participações nos reality shows Aprendiz Universitário e Extreme Makeover Social. Proprietária da Beauty’in, influencer, investidora anjo do programa Shark Tank Brasil, entre outras centenas de atividades, Cristina ainda recebeu mais de vinte prêmios durante sua carreira. Em 1998, ganhou o prêmio Prix Veuve Clicquot de la Femme d’Affaires. Em 2004, foi eleita como Personalidade do Ano pelo governo do Estado de São Paulo e ganhou o prêmio Mulher Mais Influente do País. Ela foi ainda empossada na Academia Brasileira de Marketing em 2006.

Em seu site pessoal, Cris aconselha:

“No mundo do empreendedorismo não existe fórmula mágica, nem mesmo um caminho mais fácil para alcançar o sucesso, existe ter hábitos, fazer as coisas muitas e muitas vezes até virar especialista e olhar para o cenário para perceber o que pode ser feito melhor ou diferente.
O empreendedor de sucesso, é aquele que se reinventa a todo momento, que está antenado nas tendências de mercado, na inovação, e na busca incessante de conhecimento para melhorar a cada dia o seu negócio.

Escuto muita gente falar que gostaria de ter sucesso no mundo dos negócios, mas não faz o mínimo para isso acontecer. Existem algumas coisas que precisam ser praticadas todos os dias para o SUCESSO chegar.

Você sabe quais são? Aqui Vai!

– Primeiramente acorde cedo, persista no seu propósito e esteja disposto a aprender todos os dias.

– Observe seu negocio de fora, se preocupe com os detalhes e motive sua equipe.

– Seja fiel ao seu conceito e ideia.

– Seja forte, resiliente, determinado.

– Invista no seu Networking e procure se reinventar … Todo dia, toda hora!

O que nos impulsiona a ir para frente é o simples desejo de realizar, de empreender!

Então, tenha coragem e abrace sua ideia com força, foco e fé!

Já dizia Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.”.”

Sendo assim, se você – mulher – está pensando se vale ou não à pena começar seu próprio negócio. Talvez seja a hora de parar de pensar e começar a agir! O caminho não é simples, mas com muito suor e planejamento podemos alcançar todos os nossos objetivos.

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe...

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato

Alameda Júpiter, 1166 – Distrito Industrial Nova Era, Indaiatuba – SP, 13.347-397

+55 (19) 9 9944 – 7659
+55 (19) 3199 – 4703

contato@wertambiental.com.br

logo

DEIXE SEU CONTATO