O que é Economia Circular?
A Economia Circular (EC) propõe uma mudança na linha de produção linear que é tradicionalmente colocada em prática. O modelo deve ser focado na reutilização de resíduos nos ciclos de produção, por meio de cadeias produtivas integradas.
Dessa forma, a extração de matéria-prima seria mínima, assim como os impactos causados pela produção e descarte de resíduos no meio ambiente. Aqui, o destino do material deixa de ser uma questão apenas de gerenciamento de resíduos, mas parte fundamental do processo de produção e design, sempre visando o aumento da eficiência do uso de recursos dos resíduos.
A Economia Circular quer, basicamente, que a lógica de produção seja não mais extrair a matéria-prima, e sim transformá-la em produto e descartá-la ao final, mas que este processo torne-se mais cíclico, em que as práticas de extração e descarte sejam minimizadas ao máximo.
Economia circular e gestão de resíduos: uma união necessária!
Feita a análise de resíduos, a implementação de uma política de gestão correta pode ser realizada.
A economia circular vem para revolucionar e melhorar a gestão de resíduos, agora pensando na reutilização de matérias-primas e atentando-se aos materiais utilizados ao longo de toda a cadeia produtiva.Um exemplo fácil de se pensar é o de aparelhos eletrônicos.
Algumas peças podem ser reutilizadas, vendidas para empresas, etc, tornando toda a produção mais barata, com menos extração de matéria-prima do meio ambiente, gerando menos resíduos e ainda causando um bom impacto junto ao consumidor final.
E se a empresa não souber o destino correto para os resíduos?
A alta produção de resíduos, sobretudo quando destinados ao lugar errado, gera prejuízos financeiros e, ainda, à imagem da empresa. Se não há expertise na organização para fazer essa gestão, ela deve contratar uma consultoria. A Wert pode ajudar! Clique aqui para falar com nossos especialistas!
Benefícios de adotar a Economia Circular em uma empresa:
– Impacto positivo no meio ambiente;
– Inovação na política ambiental;
– Fortalecimento da marca;
– Cultura organizacional engajada;
– Crescimento econômico;
– Parcerias corporativas;
As indústrias estão cada vez mais atentas à gestão de resíduos, já que que reduzir a produção do mesmo não só diminui gastos, como evita infrações ambientais, gera lucros e ainda fortalece a marca. Ao adotar esse valor dentro da organização, ele pode ser trabalhado dentro do marketing verde.
Isto é apenas uma das vantagens de ser uma empresa sustentável. Inclusive, temos um post completo sobre isso *clique aqui*
Faça seu DIAGNÓSTICO AMBIENTAL 100% GRÁTIS!
Solicite pelo site ou pelo WhatsApp (19) 9 9944 – 7659