Blog Wert

⁣Entenda o que é e como funciona a Economia Circular

O que é⁣ Economia Circular?

A Economia Circular (EC) propõe uma mudança na linha de produção linear que é tradicionalmente colocada em prática. O modelo deve ser focado na reutilização de resíduos nos ciclos de produção, por meio de cadeias produtivas integradas.

Dessa forma, a extração de matéria-prima seria mínima, assim como os impactos causados pela produção e descarte de resíduos no meio ambiente. Aqui, o destino do material deixa de ser uma questão apenas de gerenciamento de resíduos, mas parte fundamental do processo de produção e design, sempre visando o aumento da eficiência do uso de recursos dos resíduos.

A ⁣Economia Circular quer, basicamente, que a lógica de produção seja não mais extrair a matéria-prima, e sim transformá-la em produto e descartá-la ao final, mas que este processo torne-se mais cíclico, em que as práticas de extração e descarte sejam minimizadas ao máximo.

⁣Economia circular e gestão de resíduos: uma união necessária!

Feita a análise de resíduos, a implementação de uma política de gestão correta pode ser realizada.

A economia circular vem para revolucionar e melhorar a gestão de resíduos, agora pensando na reutilização de matérias-primas e atentando-se aos materiais utilizados ao longo de toda a cadeia produtiva.Um exemplo fácil de se pensar é o de aparelhos eletrônicos. 

Algumas peças podem ser reutilizadas, vendidas para empresas, etc, tornando toda a produção mais barata, com menos extração de matéria-prima do meio ambiente, gerando menos resíduos e ainda causando um bom impacto junto ao consumidor final.

E se a empresa não souber o destino correto para os resíduos?

A alta produção de resíduos, sobretudo quando destinados ao lugar errado, gera prejuízos financeiros e, ainda, à imagem da empresa. Se não há expertise na organização para fazer essa gestão, ela deve contratar uma consultoria. A Wert pode ajudar! Clique aqui para falar com nossos especialistas! 

⁣Benefícios de adotar a Economia Circular em uma empresa:

– Impacto positivo no meio ambiente;

– Inovação na política ambiental;

– Fortalecimento da marca;

– Cultura organizacional engajada;

– Crescimento econômico;

– Parcerias corporativas⁣;

⁣As indústrias estão cada vez mais atentas à gestão de resíduos, já que que reduzir a produção do mesmo não só diminui gastos, como evita infrações ambientais, gera lucros e ainda fortalece a marca. Ao adotar esse valor dentro da organização, ele pode ser trabalhado dentro do marketing verde.

Isto é apenas uma das ⁣vantagens de ser uma empresa sustentável⁣. Inclusive, temos um post completo sobre isso *clique aqui*

⁣Faça seu DIAGNÓSTICO AMBIENTAL 100% GRÁTIS!⁣

Solicite pelo site ou pelo WhatsApp (19) 9 9944 – 7659

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITAMENTE AQUI

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe...

Facebook
Twitter
LinkedIn

DEIXE SEU CONTATO