logo

Blog Wert

Valorização de resíduos

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, aliadas a uma legislação que impõe gradualmente à indústria produtora de bens a obrigatoriedade de seus produtos finais serem passíveis de reciclagem, já é possível proceder à valorização de quase todos os resíduos, de uma forma mais auto-sustentável e financeiramente viável. 

Vamos ver neste blog, um compilado sobre este assunto, trazendo diversos resíduos que podem ser revalorizados e os processos utilizados para tal. A começar pelo rerrefino de óleo lubrificante; seguindo com a recuperação de solventes, pó de tinta, produtos químicos vencidos e muito mais. Acompanhe:

Resultado de imagem para rerrefino de óleo

Rerrefino de óleo
O óleo lubrificante usado em carros e máquinas industriais não pode ser descartado de qualquer maneira ou em qualquer lugar. O descarte incorreto do produto pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Para evitar esta situação, o rerrefino é considerado o único destino legal para este resíduo perigoso, de acordo com a lei do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Resolução Nº362/CONAMA). Por meio
do rerrefino, o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) se transforma em óleo mineral básico. Este processo resgata as propriedades originais do produto, que é uma matéria-prima proveniente do petróleo (um recurso não renovável), usada na fabricação de óleos lubrificantes acabados e, desta forma, cumpre o princípio para a sustentabilidade quando retorna ao mercado, garantindo o reabastecimento, sem danos ambientais.
.
Resultado de imagem para recuperação de solventesRecuperação de solventes
Tecnicamente, solvente é qualquer substância que permite a dispersão de outra em seu meio (a água é um exemplo de solvente). No entanto, por ser usado como uma espécie de “diluidor”, o solvente sempre acaba contaminado pela outra substância que se dispersa em seu meio. De forma geral, solventes são produtos químicos que, se despejados de forma errada, podem contaminar o meio ambiente gravemente e seu descarte deve ser feito com cuidado. Apesar de pouco difundido, o processo de reciclagem de solventes é relativamente simples: os solventes são filtrados para que os materiais sólidos sejam separados do líquido. Na sequencia, eles são enviados para destiladores, onde são aquecidos até a ebulição. Nesse momento, o solvente evapora e deixa os contaminantes no destilador. O gás, em seguida, é condensado e resfriado para retomar o estado líquido. Finalmente, passa por processo de reestabilização e rebalanceamento e se transforma novamente em solvente, pronto para ser reutilizado, desde que seja aprovado em laudo técnico. Caso ele não apresente condições de ser utilizado na mesma função, pode ser usado como gerador de energia térmica ou até ser incinerado também para gerar energia.
.

Resultado de imagem para pó de tinta

Recuperação de pó de tinta
Falando sobre sustentabilidade, você sabia que nem a tinta em pó se perde? Pois bem, fique sabendo que a função de um sistema de recuperação de pó é coletar o material restante e torná-lo adequado para reciclagem e ao mesmo tempo remover as partículas antes de devolver o ar à atmosfera. E existem dois métodos, ou tipos de coletores, que fazem a reciclagem da tinta em pó: Coletores ciclone e Coletores cartucho. Após o processo de limpeza e purificação, onde partículas e corpos estranhos são retirados do pó, o mesmo passa por um processo onde é recuperado e misturado novamente à matéria-prima em partes iguais e pode então voltar a ser comercializado.
.
Resultado de imagem para descarte de produtos quimicosProdutos químicos vencidos
O descarte incorreto de produtos químicos vencidos é um dos principais causadores de poluição ou contaminação de terceiros a partir deste tipo de material. Isso porque, ao serem descartados de maneira incorreta, esses produtos geralmente acabam ficando expostos ao contato de pessoas ou animais, podendo inclusive se misturar ao ambiente. Para evitar esses problemas, é essencial sempre tentar fazer o descarte de produtos químicos vencidos da maneira correta, minimizando a poluição do meio ambiente e impedindo que a saúde pública seja afetada. Além disso, esse tipo de lixo jamais deve ser descartado juntamente com o lixo comum, de modo a evitar que eles se misturem. Existem atualmente, algumas alternativas de reutilização desses produtos vencidos em outros processos produtivos, servindo como carga na fabricação de novos produtos, respeitando primeiramente questões de compatibilidade química, essa é uma forma de transformar custo em receita!
.
Resultado de imagem para reciclagem animalReciclagem animal
A Reciclagem Animal é um importante nicho de produção, mas ainda pouco disseminado no mercado. A saber: O Brasil processa 12,4 bilhões de quilos de matéria crua por ano; Este volume equivale a duas vezes o Maracanã lotado. O material é transformado em 1,9 bilhões de litros de óleos e sebos animais e 3,4 bilhões de quilos de farinhas protéicas; E o que é feito com o produto resultante da reciclagem animal? Rações pet; Biodiesel; Fertilizantes Orgânicos; Rações de aves, suínos, peixes, camarões, entre outros; Sabões, detergentes, lubrificantes, corantes, entre outros. A matéria orgânica, fruto do descarte da pecuária, é rica em carbono, nitrogênio e fósforo – nutrientes que em excesso contaminam o ambiente. Com a reciclagem, estas substâncias são transformadas em fonte de matéria prima segura para utilização em outras cadeias. Quais os principais benefícios da Reciclagem Animal? É uma prática sustentável dentro da pecuária; Fonte de nutrientes essenciais para a alimentação pet e de outros animais. Além disso, dá destinação correta a produtos antes não aproveitados.
.
Resultado de imagem para reciclagem de produtos alimentícios em ração animalReciclagem de Produtos Alimentícios

A Reciclagem de Produtos Alimentícios é a técnica que contribui para a preservação ambiental. Sabe-se que o descarte sem planejamento das sobras de alimentos causa sérios danos ao meio ambiente, saúde das pessoas e atinge diretamente os recursos naturais. Em se tratando, especificamente, das sobras de produtos alimentícios da indústria de farináceos, tais como bolachas e macarrões, empresas especializadas recebem estas matérias-primas, fazem a descaracterização dos produtos, a pesagem, moagem, dosagem, mistura, peneiração, ensaque e até a expedição do material processado. O produto resultado deste processo é, então utilizado na fabricação de ração animal. Como exemplo, podemos citar o farelo de bolacha utilizado na dieta de suínos, que é um ingrediente energético, com alta qualidade, com controle microbiológico e que pode ser usado em todas as fases de produção.Todas estas vantagens melhoram a cadeia de produção de proteína animal e por conseqüência, melhoram a alimentação humana, além de dar um destino mais nobre a algo que – de outra forma – iria acabar parando em aterros sanitários.

.

Resultado de imagem para carbonato de calcioCarbonato de Cálcio
O Carbonato de Cálcio é utilizado na formulação de borrachas, tintas, plásticos, cremes dentais, papéis, isolantes térmicos rígidos, produtos farmacêuticos, sabões, sabonetes e outros. Desafio: Dentro da indústria é comum o descarte desses materiais devido a controle de qualidade ou resultante da sobra de processos. O descarte mais comum para esse resíduo no estado sólido é a destinação em aterros, tecnologia pouco sustentável, e para seu estado líquido, pode ser inserido nas Estações de Tratamento de Efluentes, dependendo das características químicas dos seus aditivos, porém esse processo apresenta alto custo devido à dificuldade de manuseio do carbonato no estado líquido. A Valorização desse resíduo na cadeia produtiva de outros processos proporciona uma redução de custo tanto para quem gera e precisa descartar esse resíduo, quanto para quem irá utilizar o resíduo como matéria prima. Essa redução de custo pode chegar em até 30% quando comparado ao valor da matéria prima, ou ainda, zerar o custo da destinação final para quem descarta esse resíduo.
.
Resultado de imagem para pó de pedraPó de pedra
Praticamente todas as atividades desenvolvidas no setor da construção civil são geradoras de entulho, inclusive as empresas fabricantes de tubos e aduelas de concreto. Dentro das fábricas de artefatos de concreto, esses resíduos podem ser gerados durante alguns processos, como: no transporte do concreto por esteiras; na desmoldagem dos artefatos; no transporte dos artefatos para o pátio da própria fábrica; em outros momentos do processo produtivo. Após serem acumulados, muitas vezes são encaminhados para uma empresa de coleta, aterro sanitário, ou até mesmo são descartados em locais inapropriados como lixões e terrenos baldios, o que gera um impacto ambiental gigantesco, devido a poluição e os passivos socioeconômicos. Porém, já existem alternativas mais sustentáveis, como o reuso do resíduo dentro das próprias fábricas. Neste caso, a própria empresa conta com equipamentos de trituração e separação granulométrica de agregados e pode, assim, voltar a utilizar esse material para a composição de novos produtos. Ou ainda, a destinação para Empresas de reciclagem de resíduos de Construção Civil. O processo de reciclagem permite que as matérias primas tenham uma sobrevida, podendo ser empregadas na composição de outros sistemas e materiais como os citados na imagem.
.
Resultado de imagem para refurbish de eletronicosRefurbish
Quem nunca trocou um celular antigo por desconto na compra de um aparelho novo? Você já parou pra pensar na quantidade de resíduos eletrônicos que é gerada todos os anos? Como quebrar esse paradigma? A economia circular propõe a reutilização dos produtos ao máximo de suas capacidades, para posterior remanufatura e então reciclagem. O consumo de aparelhos remanufaturados garante uma vida extra aos componentes, o que significa menos matéria-prima sendo extraída desnecessariamente, e ainda por cima muita economia para o seu bolso. Mas não é só o consumidor final que se beneficia. Grandes empresas também podem comercializar seu parque de eletrônicos obsoletos, dessa forma além de agregar valor a algo que seria apenas descartado, ainda garante uma destinação mais nobre a seus equipamentos e ajuda o meio ambiente. Quer mais vantagem que isso?
.
Resultado de imagem para urban miningMineração Urbana
Mineração urbana é a reciclagem de materiais de valor presentes em resíduos eletrônicos, como ouro, prata, cobre, platina, alumínio, aço, terras raras e até mesmo plástico. O ouro é um dos diversos componentes de computadores e celulares devido às suas propriedades de condução e estabilidade. Um estudo recente da Universidade das Nações Unidas no Japão estima que a fabricação de equipamentos tecnológicos receba o equivalente a US$ 16 bilhões de ouro e US$ 5 bilhões de prata. De acordo com a pesquisa, apenas 15% deste material é reaproveitado via reciclagem. Além das perdas econômicas por falta de reciclagem, ambientalistas alertam para os crescentes riscos de poluição. Um novo fator pode contribuir para o aumento da reciclagem no futuro: o fato de que a indústria de eletrônicos depende cada vez mais de terras raras – minerais especiais que estão concentrados na China (atualmente, 97% das reservas conhecidas de terras raras estão na China). Neste contexto, a reciclagem de resíduos eletrônicos e a revalorização pode se transformar em um novo “eldorado” para investidores.
.
Aqui apresentamos alguns dos vários resíduos que já podem ser revalorizados afim de gerar receita e ainda diminuir os impactos ambientais de sua utilização. Para todos, se na sua empresa ou indústria há a geração destes resíduos e você precisa de auxilio para destina-los ou valoriza-los, entre em contato com a Wert Ambiental, nós temos a solução para te oferecer. Ou ainda, caso sua empresa ou indústria gere resíduos que agregam custo para o seu processo, a Wert aceita o desafio para um projeto de desenvolvimento, buscando alternativas de valorização desses resíduos em outros processos produtivos.

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe...

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato

Alameda Júpiter, 1166 – Distrito Industrial Nova Era, Indaiatuba – SP, 13.347-397

+55 (19) 9 9944 – 7659
+55 (19) 3199 – 4703

contato@wertambiental.com.br

logo

DEIXE SEU CONTATO