Blog Wert

O que é a Gestão de Resíduos Sólidos?

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A gestão de resíduos sólidos trata-se de adotar um conjunto de ações apropriadas para coletar, armazenar, transportar, tratar e dar uma destinação correta e ambientalmente aceita a fim de minimizar o montante de resíduos.

Isso porque é importante preservar a saúde das pessoas e trazer mais qualidade para o meio ambiente, ou seja, para se chegar a um maior equilíbrio ambiental.

Com isso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/210, diz que a gestão de resíduos sólidos deve trazer o máximo de reaproveitamento e reuso de alguns rejeitos, bem como sua minimização.

Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, enfatiza que é possível ter algumas formas de ganhos com o reaproveitamento de alguns tipos de resíduos sólidos.

Esse tipo de gestão requer alguns investimentos, mas ao mesmo tempo, há um retorno significativo com tais ações.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE ADOTAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS?

Uma das grandes preocupações por parte das empresas é sobre o que fazer para descartar alguns materiais de forma adequada, isto é, com o menor impacto ao meio ambiente.

Com uma gestão correta dos resíduos sólidos, há como evitar a contaminação do solo, água, a disseminação de várias doenças e outros impactos negativos.

Além disso, com uma maior preocupação e ações com a destinação correta dos resíduos demonstra um compromisso social com o meio ambiente, traz maior potencial competitivo, além de melhorar a imagem da empresa.

Outro ponto é que está em vigor a lei 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos, que indica que as empresas são responsáveis pelos resíduos gerados em seus processos produtivos e outras formas.

Outras vantagens de se fazer a gestão correta estão:

– Reduz o risco de acidentes ambientais e outros fatores, por exemplo, evita a contaminação do solo, bem como do lençol freático, pois ao fazer descartes corretos, evita-se essas situ- ações negativas;

– Minimiza o passivo, uma vez que a empresa evita ser multada;

– Diminui o risco de contaminação e disseminação de doenças;

– Aumenta os ganhos econômicos, uma vez que os rejeitos;

– Podem virar novas fontes de matéria-prima;

– Reduz o impacto ambiental e preserva a fauna e a flora.

Quer entender mais sobre isso? ⁣⁣Baixe já o Ebook Grátis 📲 ⁣

Clique aqui

Está gostando do Conteúdo? Compartilhe...

Facebook
Twitter
LinkedIn
logo

DEIXE SEU CONTATO